Estabilização de fase e microestrutura da zircônia-céria obtida por reação em estado sólido

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2019
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 63rd
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Materiais cerâmicos à base de zircônia estabilizada na fase tetragonal têm sido extensivamente estudados e propostos para diversas aplicações devido suas destacadas propriedades termomecânicas. A zircônia contendo 12 mol% em céria (12Ce-TZP) possui estrutura tetragonal, alta resistência à fratura e estabilidade térmica. Este trabalho tem como objetivo verificar o efeito da sinterização na estabilização da fase tetragonal e na microestrutura da 12Ce-TZP preparada por reação em estado sólido. As amostras de 12Ce-TZP foram preparadas pelo método de mistura dos óxidos reagentes seguida de sinterização em diversas temperaturas. As fases cristalinas, densificação e microestrutura foram analisadas por difração de raios X, medidas de densidade hidrostática e microscopia eletrônica de varredura, respectivamente. O teor de fase monoclínica foi quantificado utilizando o método dos polimorfos. Amostras com fase única tetragonal foram obtidas para sinterizações a 1400 °C e densidades próximas à teórica (> 99%) para amostras sinterizadas a 1500 °C.

Como referenciar
FERREIRA, L.A.S.; REIS, S.L.; MUCCILLO, E.N.S. Estabilização de fase e microestrutura da zircônia-céria obtida por reação em estado sólido. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 63rd, 4-7 de agosto, 2019, Bonito, MS. Resumo... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30211. Acesso em: 26 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento