Caracterização das frações de fósforo no sedimento superficial dos rios Aracaí, Carambeí e Guaçu na cidade de São Roque/SP

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
Educação, Meio Ambiente e Território 3
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O fósforo é um elemento essencial para todas as formas de vida na Terra, podendo ser introduzido no ambiente aquático através de fontes naturais ou antropogênicas. A avaliação deste elemento em ecossistemas aquáticos é de suma importância, uma vez que ele atua na regulação da produtividade primária. Logo, este trabalho teve por objetivo avaliar a distribuição e fracionamento do fósforo nos sedimentos dos principais rios do Município de São Roque a fim de verificar a contribuição do fósforo no processo de eutrofização, além dos demais impactos antrópicos que possam implicar na qualidade das águas dos rios da região. Para tanto, foram avaliados 5 pontos amostrais e determinadas as concentração de fósforo, juntamente com os parâmetros físico-químicos (granulometria, pH, e matéria orgânica). Os teores de sedimentos finos e de matéria orgânica foram os principais parâmetros ambientais correlacionados com as frações de fósforo. O método analítico utilizado foi o Protocolo desenvolvido pelo Standards, Measurements and Testing (SMT), que fracionou o fósforo nos sedimentos em total (PT), inorgânico (PI), orgânico (PO), não apatítico (PINA) e apatítico (PIA). Foi verificado eu as maiores concentrações ocorreram nos sedimentos do ponto G4 com 456,9 mg kg-1 para PT e que os teores de PI foram maiores que os de PO na maioria dos pontos.

Como referenciar
LIMA, SAMIA R.M.; FAUSTINO, MAINARA G.; SANTOS, EDDY B. dos; SILVA, TATIANE B.S.C. da; PIRES, MARIA A.F.; COTRIM, MARYCEL E.B. Caracterização das frações de fósforo no sedimento superficial dos rios Aracaí, Carambeí e Guaçu na cidade de São Roque/SP. In: MACHADO, FELIPE S. (org.); MOURA, ALOYSIO S. de (org.). Educação, Meio Ambiente e Território 3. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. v. 3, cap. 12. p. 123-136. DOI: 10.22533/at.ed.442192102. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30878. Acesso em: 26 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções