Efeitos da terapia com laser em baixa intensidade em melanoma murino

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2017
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE FÍSICA MÉDICA, 22.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Introdução: A terapia com laser em baixa intensidade (TLBI) vem sendo utilizada em uma variedade de condições patológicas e tem ganhado destaque nas áreas da Saúde por ser uma alternativa terapêutica não invasiva. Entretanto, o seu uso em pacientes oncológicos ainda é controverso, já que a literatura mostra resultados conflitantes da TLBI em células tumorais. Assim, nosso objetivo neste trabalho foi investigar os efeitos da TLBI na progressão de melanoma induzido em camundongos. Métodos: Células de melanoma da linhagem B16F10 foram cultivadas em meio RPMI 1640 com 10 % de soro fetal bovino e 1 % de solução antibiótico-antimicótica e incubadas em estufa a 37 ºC com 5% de CO2. Após atingirem a confluência, as células foram contadas em câmera de Neubauer, e separadas na concentração de 1.106 células/mL. Todos os procedimentos foram aprovados pelo Comitê de Ética no Uso de Animais do IPEN-SP. Camundongos machos C57BL/6 (n=8) com aproximadamente 6 semanas de idade e massa corporal de 20 g foram inoculados na região dorsal com 1.106 células/mL de melanoma murino. Após 15 dias, quando os animais apresentaram volume tumoral de 1 cm3, eles foram separados em dois grupos: Controle (n= 4) e Laser (n=4). O grupo Laser foi exposto à TLBI de forma pontual sobre o tumor com um laser de emissão vermelha (λ= 660 nm), potência de 40 mW, energia de 6 J e fluência de 150 J/cm² por três dias consecutivos. O grupo controle foi manipulado da mesma forma, mas não recebeu irradiação. A mensuração do volume tumoral foi realizada através de um paquímetro e acompanhada durante 7 dias, utilizando a fórmula: V= 0,5.C.L2 (1) Onde: V é o volume em cm³, C o comprimento e L a largura em cm do tumor. Os dados foram analisados utilizando ANOVA-TwoWay com medidas repetidas seguido do teste de Tukey. A análise de sobrevida foi realizada através do teste de Kaplan-Meier. Resultados e Discussão: A figura 1 apresenta a evolução do volume tumoral para os dois grupos. Durante os dois primeiros dias, o volume tumoral de ambos os grupos permaneceu similar e inferior a 2 cm³. A partir do terceiro dia, os grupos mostraram o mesmo comportamento exponencial de crescimento. Entretanto, após 7 dias, o grupo controle tinha um volume médio de 11,64 ± 0,83 cm³, enquanto que o grupo laser mostrou uma progressão mais lenta e no dia 7 apresentava um volume tumoral aproximadamente 62 % menor em relação ao grupo controle. As curvas de sobrevida foram significativamente diferentes já que 13 dias pós-tratamento, todos os animais do grupo controle foram a óbito. Conclusões: Dentro dos parâmetros utilizados neste estudo, a TLBI foi capaz de inibir a progressão de melanoma em camundongos e aumentar a sobrevida dos animais. O volume do tumor é inversamente proporcional à sobrevida. Estes resultados são promissores para propor a TLBI como alternativa terapêutica em pacientes oncológicos, porém mais estudos são necessários para estabelecer seu uso seguro na prática clínica.

Como referenciar
SILVA, CAMILA R.; RIBEIRO, MARTHA S. Efeitos da terapia com laser em baixa intensidade em melanoma murino: estudo in vivo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FÍSICA MÉDICA, 22., 6-9 de setembro, 2017, Ribeirão Preto, SP. Resumo expandido... São Paulo, SP: Associação Brasileira de Física Médica, 2017. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31204. Acesso em: 25 Jul 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento