Uso de modelagem computacional para avaliação da exposição médica e ocupacional durante procedimento de cardiologia intervencionista

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Brazilian Journal of Radiation Sciences
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A cardiologia intervencionista (CI) é uma modalidade comum que utiliza imagens fluoroscópicas para o diagnóstico e a terapia de problemas cardiovasculares. Embora os equipamentos de fluoroscopia mais modernos empreguem sistema de redução de dose, além de feixes bem colimados, a radiação espalhada atinge órgãos circundantes do paciente que não estão localizados no feixe primário de radiação. A radiação espalhada pelo corpo do paciente acarreta a exposição ocupacional do médico intervencionista. A avaliação das exposições ocupacional e médica é importante para a determinação dos riscos e das consequências biológicas em diferentes órgãos e tecidos. Neste trabalho, a avalição foi feita por meio do conceito de coeficiente de conversão (CC). Para quantificar os valores de CC, foi utilizado o programa computacional MCNPX e o simulador antropomórfico masculino virtual adulto (MASH3), para representar o paciente e o médico. Os resultados comprovaram a eficiência da proteção dos equipamentos suspensos. Quando não utilizados, um aumento dos valores de CC de dose efetiva podem ser superiores a 1000%.

Como referenciar
SANTOS, W.S.; NEVES, L.P.; PERINI, A.P.; CALDAS, L.V.E. Uso de modelagem computacional para avaliação da exposição médica e ocupacional durante procedimento de cardiologia intervencionista. Brazilian Journal of Radiation Sciences, v. 8, n. 1A, p. 1-12, 2020. DOI: 10.15392/bjrs.v8i1A.1086. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31462. Acesso em: 25 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções