Estudo da degradação de um biomaterial metálico tratado a laser

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2019
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOMECÂNICA, 18th; ENCONTRO LATINO AMERICANO DE BIOMECÂNICA, 2nd
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Biomateriais tratam, auxiliam ou substituem partes do corpo humano para que estas possam desempenhar as suas funções adequadamente. Estes devem apresentar composição química adequada e condição de superfície apropriada, de maneira que não sejam rejeitados durante o período em que estiverem inseridos no corpo. A seleção do biomaterial a ser utilizado deve levar em consideração as propriedades físicas, químicas e biomecânicas do biomaterial. As principais propriedades que devem ser levadas em conta são: rugosidade, resistência mecânica, módulo de elasticidade, flexão e torção, resistência à fadiga, resistência à corrosão. Os dispositivos médicos implantáveis sofrem degradação, o que pode causar hipersensibilidade ou a necessidade de uma nova cirurgia para remoção e substituição. O presente trabalho teve o objetivo de avaliar o efeito do tratamento superficial a laser na resistência à degradação de amostras de implantes ortopédicos produzidos em aço inoxidável austenítico ISO 5832-1, um dos mais utilizados no Brasil para a confecção de próteses e implantes. Foram realizados testes eletroquímicos, in vitro, em solução tamponada de fosfato, de pH 7,4 em temperatura corpórea de 37ºC, simulando um período superior a uma década de implantação. Os testes consistiram no monitoramento do potencial de corrosão em função do tempo de imersão, espectroscopia de impedância eletroquímica e polarização potenciodinâmica cíclica. Os resultados desta pesquisa permitiram concluir que a técnica de tratamento superficial a laser para biomateriais metálicos teve efeito deletério na resistência à corrosão localizada.

Como referenciar
PIERETTI, EURICO F.; NEVES, MAURICIO D.M. das; ANTUNES, RENATO A. Estudo da degradação de um biomaterial metálico tratado a laser. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOMECÂNICA, 18th; ENCONTRO LATINO AMERICANO DE BIOMECÂNICA, 2nd, May 1-4, 2019, Manaus, AM. Abstract... Manaus, AM: Maloka Publicidade, 2019. p. 212-212. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31571. Acesso em: 26 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento