Estudo da influência do acabamento interno na corrosão de tubos de cobre

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2008
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE CORROSAO, 28.; INTERNATION CORROSION MEETING, 2nd
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Tubos de cobre ASTM C12200 (99,9%Cu-0,015-0,040%P) são utilizados mundialmente no transporte de água potável. Um dos parâmetros que influencia a resistência à corrosão por pite e a corrosão generalizada são as condições de acabamento interno dos tubos. O objetivo deste trabalho é investigar a influência do acabamento superficial no comportamento frente à corrosão de tubos de cobre usados comercialmente. Os tipos de acabamentos superficiais estudados foram: desengraxe, jateamento, e superfície sem tratamento, isto é, na condição obtida após trefilação. A resistência à corrosão foi investigada por meio de ensaios eletroquímicos em meio de cloreto de sódio 0,12 mol L-1. Um loop foi montado para simular as condições reais de uso. Antes e depois de todos os ensaios as superfícies dos tubos foram observadas por microscopia eletrônica de varredura. Os resultados obtidos, tanto dos ensaios eletroquímicos realizados quanto a caracterização dos produtos de corrosão das amostras após exposição no loop, permitiram concluir que tubos sem tratamento são mais susceptíveis a corrosão por pite e o acabamento desengraxado possui maior resistência a corrosão quando comparado com o acabamento jateado em função do aumento da rugosidade superficial produzida neste acabamento.

Como referenciar
JESUS, A.C.N. de; MAGNABOSCO, R.; COSTA, I. Estudo da influência do acabamento interno na corrosão de tubos de cobre. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CORROSAO, 28.; INTERNATION CORROSION MEETING, 2nd, May 12-16, 2008, Recife, PE. Anais... p. 1-14. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32977. Acesso em: 26 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções