Toxicidade do efluente têxtil com corante reactive blue 21 submetido à irradiação por feixe de elétrons

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Brazilian Journal of Development
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O setor têxtil se destaca na economia de muitos países e por questões ambientais relacionadas à sua cadeia produtiva. A etapa de beneficiamento secundário, em especial o processo de tingimento, além de consumir muita água, utiliza inúmeros insumos químicos, gerando efluentes com potencial tóxico e desequilíbrio às condições de vida do corpo receptor. Diante disso, o objetivo do estudo foi avaliar a toxicidade do efluente têxtil, com o corante Reactive Blue 21, antes e após tratamento por irradiação com feixe de elétrons. O efluente do tingimento otimizado com o corante Reactive Blue 21 foi submetido à irradiação por feixe de elétrons e, posteriormente, avaliado e comparado à amostra sem tratamento, em relação a sua toxicidade aguda com os organismos Daphnia similis e Vibrio fischeri. Os resultados apontaram maior sensibilidade da bactéria luminescente Vibrio fischeri ao efluente, com um valor de CE50 de 0,43% para a amostra sem tratamento e de 8,89%. Já o microcrustáceo Daphnia similis, apresentou para a amostra sem tratamento 4,79% e 12,64% de CE50.O processo de tratamento por irradiação se mostrou eficaz para a redução da toxicidade no efluente analisado, com uma eficácia de mais de 60% no tratamento para ambos os organismos.

Como referenciar
MELO, CAMILA G.; ROSA, JORGE M.; BORRELY, SUELI I.; PEREIRA, MARIA da C.C. Toxicidade do efluente têxtil com corante reactive blue 21 submetido à irradiação por feixe de elétrons. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 4, p. 31191-31199, 2022. DOI: 10.34117/bjdv8n4-551. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33164. Acesso em: 26 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento