Comissionamento: obtenção da massa crítica do núcleo com elementos combustíveis tipo placa a partir da criticalidade do reator IPEN/MB-01

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
Prestação de Serviços Tecnológicos
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este relatório apresenta um procedimento experimental para a obtenção da massa crítica do núcleo do reator IPEN/MB-01 com elementos combustíveis tipo placa, a partir da criticalização do reator IPEN/MB-01, através da observação de dados operacionais/ experimentais, tais como período (T), reatividade (ρ) e o comportamento ao longo do tempo das contagens dos canais de partida 1, 2 e 9 do reator, registradas on-line no SAD, bem como da aquisição de contagens em detectores de nêutrons experimentais posicionados ao redor do núcleo. Este procedimento ao contrário da previsão de massa crítica [1,2] levará o reator a partir da 15ª etapa do carregamento, a uma leve supercriticalidade (≥10 pcm), devido a inserção de massa de urânio em cada uma das placas combustíveis inseridas nos elementos combustíveis desmontáveis (ECD), conforme previsto em avaliação neutrônica [3]. Assim como consequência, saberemos exatamente a massa crítica de urânio-235 para o novo núcleo com EC´s tipo placa e o compararemos com o valor previstos de massa crítica de Urânio-235 [1,2,3].

Como referenciar
BITELLI, ULYSSES D. Comissionamento: obtenção da massa crítica do núcleo com elementos combustíveis tipo placa a partir da criticalidade do reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Junho, 2022. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-120-00). Restrito. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33184. Acesso em: 26 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções