Análise de microdureza de esmalte irradiado com laser Er,Cr:YSGG em baixas fluências

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2004
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Brazilian Oral Research
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
As modificações nas propriedades químicas do esmalte irradiado provocadas por laser podem indicar o uso deste tratamento como um mecanismo para prevenção da cárie. Este estudo in vitro objetivou avaliar o efeito da irradiação do laser Er,Cr:YSGG em baixas fluências na microdureza do esmalte. Quinze blocos de esmalte foram obtidos de dentes terceiros molares humanos recém-extraídos. As amostras foram embutidas em resina acrílica e foram seccionadas transversalmente em duas porções, sendo uma parte irradiada e outra mantida como controle. Após o polimento, as amostras foram divididas em três grupos e irradiadas de acordo com as seguintes fluências: 2,8 J/cm2 (12,5 mJ/pulso), 5,6 J/cm2 (25 mJ/pulso), e 8,5 J/cm2 (37,5 mJ/pulso). As irradiações foram realizadas com taxa de repetição de 20 Hz, com ausência de spray ar-água e sob a forma de varredura. As superfícies seccionadas das amostras foram submetidas à análise de microdureza Vickers, realizando-se vinte indentações por amostra. Os resultados foram convertidos em porcentagens e submetidos à análise de variância, com p < 0,05. Os resultados mostraram que a microdureza do esmalte dental foi significativamente aumentada nas amostras irradiadas em comparação com as não-irradiadas e as mudanças obtidas foram dependentes das fluências utilizadas. A irradiação com laser Er,Cr:YSGG em baixas fluências pode aumentar a microdureza superficial do esmalte, o que pode indicar um aumento na sua resistência ácida. Conseqüentemente, o laser Er,Cr:YSGG tem potencial para ser utilizado na prevenção da cárie.

Como referenciar
ANA, P.A.; BLAY, A.; TURBINO, M.L.; ZEZELL, D.M. Análise de microdureza de esmalte irradiado com laser Er,Cr:YSGG em baixas fluências. Brazilian Oral Research, v. 18, p. 235-235, 2004. Supplement. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33354. Acesso em: 25 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento