Desenvolvimento de um adaptador de tração motorizado para cadeiras de rodas
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Data de publicação:
2022
Autores IPEN
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CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 24.
Resumo
No Brasil, atualmente cerca de 46 milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência, sendo
que 7 % correspondem a população que possui algum déficit de mobilidade motora e necessitam
de auxílio de cadeiras de rodas para se locomover, e 2,3 % exibem deficiência motora severa.
Embora os atuais modelos de cadeiras de rodas facilitem a mobilidade de seus usuários, a
funcionalidade e o trabalho realizado durante o seu uso ainda são um desafio desgastante para
situações cotidianas, tais como subidas acentuadas, calçadas desniveladas, e esforço extremo dos
membros superiores, por exemplo. Tendo em vista as respectivas dificuldades, diversas pesquisas
vêm sendo desenvolvidas a fim de propor soluções e garantir os direitos civis de mobilidade
segura, eficiente e independente aos cadeirantes. A proposta do presente trabalho é desenvolver
um adaptador de tração motorizado que pode ser acoplado em qualquer modelo de cadeira de
rodas, a fim de auxiliar a reduzir o esforço mecânico do usuário. O projeto atua na área de
mobilidade reduzida, visando melhorar a locomoção dos cadeirantes. O sistema empregado para
essa corretiva de mobilidade é do tipo plug and play, facilitando assim a utilização do produto. O
acoplamento é formado por um conjunto eletromecânico constituído por roda, guidão e garfo,
que, ao se encaixar na cadeira de rodas, a transforma em um triciclo elétrico, promovendo maior
autonomia, conforto e fácil manuseio, atendendo às necessidades dos usuários. O protótipo foi
desenvolvido totalmente de forma artesanal, sua modelagem foi projetada no software SolidWorks,
no qual cada peça do adaptador foi simulada considerando diferentes materiais: aço 1045,
alumínio 6063-T6 e aço 4340, a fim de avaliar o melhor material para composição do produto. O
modelamento e análise estrutural estática pelo Método de Elementos Finitos permitiu concluir que,
a partir dos valores de tensão máxima de Von Misés encontradas nas simulações para cada um dos
materiais propostos, as peças projetadas suportarão os esforços aos quais elas serão exigidas ao
durante sua utilização prática, uma vez que em nenhuma das simulações houve qualquer
deformação crítica dos componentes, todos os valores de tensão encontram-se abaixo da tensão
de escoamento dos materiais e com coeficientes de segurança extremamente aceitáveis. Com a
construção do protótipo funcional do adaptador de tração, foi possível concluir que o
desenvolvimento do presente projeto promoveu a criação de um dispositivo mecânico funcional e
inovador, proporcionando a inclusão desse grupo à sociedade, visando facilitar o seu conforto e
sua mobilidade urbana, a partir da busca por um projeto de menor custo para atender também as
classes mais carentes financeiramente. O trabalho merece destaque, por buscar apresentar um
projeto de caráter tecnológico, científico e social.
Como referenciar
LEITE, A.C.; SANTOS, G.W. dos; VASCONCELLOS, L.A.; SILVA, S.P. da; FERRUS FILHO, A.; PELARIN, A.L.; BENTO, R.T. Desenvolvimento de um adaptador de tração motorizado para cadeiras de rodas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 24., 6-10 de novembro, 2022, Águas de Lindóia, SP. Resumo... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33821. Acesso em: 12 Mar 2025.
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