Estudos sobre a recentidade de documentos utilizando-se a tecnica de cromatografia a gas acoplada a espectrometria de massas (GC-MS)

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2008
Data de publicação:
Orientador
Jorge Eduardo Souza Sarkis
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A análise de tintas e papéis é de grande interesse para a ciência e a interação tinta-papel é importante em vários níveis. A análise da tinta de um documento é extremamente importante para o estudo de diferentes aspectos, como adulterações e determinação da recentidade. Esses aspectos podem ser estudados analisando a tinta e o papel tanto fisicamente quanto quimicamente. Portanto, o desenvolvimento de uma técnica para a análise de tintas de caneta esferográfica e a determinação da recentidade de um documento é interessante para a Ciência Forense. No Brasil, cientistas forenses enfrentam todos os dias diversos casos que requerem a análise de tintas de caneta esferográfica, e não se tem nenhuma técnica onde a determinação da idade de uma tinta é possível. Os casos mais comuns onde há a necessidade da recentidade de um documento são fraudes em recibos de pagamento e de quitação de dívidas, preenchimento e assinatura de contratos, adulteração em documentos e em cheques. Neste trabalho, é discutida uma nova metodologia para a análise de tintas de canetas esferográficas e a sua utilização na determinação da recentidade de uma amostra de tinta de caneta esferográfica. Foram analisadas periodicamente amostras provenientes de diferentes países, como Estados Unidos, Canadá, Peru, Japão, Espanha e Grécia. Com os resultados obtidos, foram construídas curvas de degradação do solvente em função do tempo de preparo. Com as curvas, obtiveram-se as equações logarítmicas relativas. As equações propostas mostraram ser capazes de distinguir a idade relativa de uma tinta, com 20% de variação em relação ao valor teórico. Portanto, a principal conclusão deste trabalho é a metodologia proposta pode ser utilizada para determinar a idade relativa de uma tinta de caneta esferográfica.

Como referenciar
FURLAN, NATALIE S. Estudos sobre a recentidade de documentos utilizando-se a tecnica de cromatografia a gas acoplada a espectrometria de massas (GC-MS). Orientador: Jorge Eduardo Souza Sarkis. 2008. 81 f. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2008.tde-02062009-171252. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9358. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções