Efeito da radiacao ionizante na formacao de volateis em chas da planta Camellia sinensis (L)

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2009
Data de publicação:
Orientador
Anna Lucia Casanas Haasis Villavicencio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos da radiação na formação de voláteis nos chás branco, verde, oolong e preto. As amostras foram irradiadas em temperatura ambiente na fonte de 60Co Gammacel 220 (A.E.C. Ltda) nas doses de 0, 5, 10, 15 e 20kGy. Os compostos orgânicos voláteis foram extraídos por hidrodestilação e os extratos foram separados e identificados por análise em cromatografia a gás acoplado ao espectrômetro de massas (CG/EM). Os resultados mostraram que a formação de voláteis foi diretamente proporcional ao aumento de dose de radiação. O chá branco foi o chá que mostrou sofrer menor influência da radiação ionizante, pois 37,86% dos compostos foram estáveis a todas as doses de radiação e formou 47,53% de novos compostos após a irradiação. O chá verde foi o chá que sofreu a maior influência dos efeitos da radiação na formação de novos compostos, gerando um aumento de 66,12% de voláteis identificados em relação à amostra controle e apenas 21,77% dos voláteis encontrados naturalmente foram resistentes a todas as doses de radiação. O chá oolong apesar de sofrer um tratamento enzimático parcial, foi o segundo chá que sofreu a menor interferência da radiação no aumento da formação de novos voláteis. Nesse chá foi possível detectar 49,59% de novos compostos após a irradiação e 30,08% dos compostos encontrados naturalmente também foram encontrados depois da irradiação. O chá preto foi o segundo chá que sofreu a maior interferência da radiação na formação de novos voláteis (60,94%), porém foi o chá onde se obteve a menor quantidade de compostos estáveis à radiação. Apenas 17,97% do total de compostos identificados não foram degradados quando empregado à radiação ionizante.

Como referenciar
FANARO, GUSTAVO B. Efeito da radiacao ionizante na formacao de volateis em chas da planta Camellia sinensis (L). Orientador: Anna Lucia Casanas Haasis Villavicencio. 2009. 105 f. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2009.tde-22062009-172851. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9371. Acesso em: 26 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções