Avaliacao por RPE de componentes com potencial antioxidante de variedades de soja irradiadas com sup(60)CO

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2009
Data de publicação:
Orientador
Nelida Lucia Del Mastro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Com uma área plantada de cerca de 21 milhões de hectares, e uma produção anual de 60 milhões de toneladas em 2008, o Brasil é hoje o segundo maior produtor de soja no mundo, com pouco mais de um quarto da produção mundial. A presença de flavonóides, em particular isoflavonas em produtos de soja, tem sido relatada como importante para a saúde humana. Foi sugerido também que esses compostos estariam envolvidos na proteção contra a radiação UV de componentes celulares vitais das plantas. A espectroscopia por ressonância paramagnética eletrônica (RPE) pode medir radicais livres resultantes do processo de irradiação. A RPE tem sido empregada com sucesso na detecção de certos produtos comestíveis irradiados. Ao todo vinte e uma cultivares brasileiras de soja, provenientes de duas safras, tratadas por radiação gama de 60Co foram estudadas através de RPE. Foi calculada a correlação entre os teores parciais e totais de isoflavonas e a intensidade do pico central observado nos espectros de RPE (fator g = 2,0039). Não houve correlação entre o sinal e os teores totais de isoflavonas, mas observou-se correlações negativas com gliciteína e acetil-daidzina. Mesmo após 7 meses da irradiação, a intensidade do sinal central de RPE manteve-se a ponto de poder identificar amostras irradiadas. Espectros com partes da soja, particularmente o hilo e a casca, mostraram-se mais eficientes do que aqueles com o grão todo para serem utilizados na identificação de soja irradiada. A radiação não alterou de modo significativo os teores totais de isoflavonas, embora haja indícios de que alguma conversão da forma glicosilada para a aglicona tenha ocorrido.

Como referenciar
OLIVEIRA, MARCOS R.R. de. Avaliacao por RPE de componentes com potencial antioxidante de variedades de soja irradiadas com sup(60)CO. Orientador: Nelida Lucia Del Mastro. 2009. 87 f. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2009.tde-06112009-102227. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9424. Acesso em: 29 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções