Estudo e desenvolvimento de metodologia para controle de qualidade em processo de producao de fontes seladas de iodo-125 para aplicacao em braquiterapia

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2009
Data de publicação:
Orientador
Maria Elisa Chuery Martins Rostelato
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O câncer é hoje a segunda maior causa de morte por doenças em vários países, inclusive o Brasil. Excluindo-se o câncer de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente na população, em geral. O tumor de próstata pode ser tratado por diversos métodos, incluindo a braquiterapia, que consiste na colocação de fontes radioativas seladas na forma de sementes, contendo o radioisótopo iodo-125 junto ao tumor. Dessa maneira, a região alvo do tratamento recebe alta dose de radiação, sendo essa dose reduzida sensivelmente nos tecidos circunvizinhos saudáveis. A semente é composta de uma cápsula de titânio selada por meio de soldagem, com 0,8mm de diâmetro externo e 4,5mm de comprimento, contendo em seu interior um fio de prata de 0,5mm de diâmetro, com o iodo-125 adsorvido. Após sua construção, a semente deve ser submetida a um ensaio de estanqueidade, garantindo a ausência de qualquer vazamento de material radioativo. Os principais objetivos deste trabalho foram o estudo e desenvolvimento dos métodos de ensaio de estanqueidade aplicáveis às sementes de iodo-125, propostos pela norma ISO 997820, a escolha do método mais adequado para o processo de produção e a determinação do fluxograma do processo a ser utilizado. Os ensaios realizados excederam a exigência da norma, com a aplicação de ultra-som durante o período de imersão das sementes. Os resultados mostraram a eficácia da aplicação de ultra-som, aumentando muito a detecção de vazamentos de material radioativo. Os melhores resultados foram obtidos utilizando-se água destilada a 20º C com imersão por 24 horas e água destilada a 70º com imersão por 30 minutos. Esses métodos são os escolhidos para serem utilizados durante a produção das sementes. O fluxograma de processo desenvolvido contempla todas as fases do ensaio de estanqueidade, de acordo com a seqüência realizada durante os experimentos.

Como referenciar
MOURA, JOAO A. Estudo e desenvolvimento de metodologia para controle de qualidade em processo de producao de fontes seladas de iodo-125 para aplicacao em braquiterapia. Orientador: Maria Elisa Chuery Martins Rostelato. 2009. 70 f. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2009.tde-14102009-142148. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9430. Acesso em: 25 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções