Irradiação da biomassa lignocelulósica de sementes de urucum (Bixa orellana L.) para aplicações em compósitos poliméricos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2017
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O estudo de compósitos poliméricos reforçados com fibras vegetais tem se tornado popular nas últimas décadas já que este tipo de material possibilita a redução tanto do rejeito de biomassa como o custo final do produto polimérico. Fibras vegetais existem em grande quantidade, são de baixo custo e conjugam biodegradabilidade e renovação. Além disso compósitos de polímero-celulose são mais resistentes à flexão e ao impacto que o mesmo material exclusivamente feito em polímero. Especificamente a celulose contida nas sementes de urucum está presente em uma concentração em torno de 40-45 %, o qual torna-se importante para o uso industrial. Neste trabalho, o bagaço das sementes de urucum após a remoção do seu pigmento avermelhado foi usado para obter compósitos de polietileno de alta densidade (PEAD). O material original foi usado sem e com um prétratamento que removeu componentes como o resíduo do pigmento remanescente, açúcares, proteínas e ácidos graxos. As fibras remanescentes foram secas, fragmentadas e submetidas à irradiação por feixe de elétrons nas doses de 10 kGy, 25 kGy, 50 kGy e 75 kGy para verificar o efeito da radiação na estrutura da celulose e seu subsequente efeito na matriz polimérica.

Como referenciar
TEIXEIRA, PAULA S.; FONSECA, THAIS N.; MOURA, EDUARDO de; GERALDO, AUREA B.C. Irradiação da biomassa lignocelulósica de sementes de urucum (Bixa orellana L.) para aplicações em compósitos poliméricos. In: INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE, October 22-27, 2017, Belo Horizonte, MG. Proceedings... Rio de Janeiro, RJ: Associação Brasileira de Energia Nuclear, 2017. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28344. Acesso em: 23 Feb 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções