A influencia do mecanismo de sinterização em compósitos de matriz metálica processados em moinho de alta energia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2000

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 14.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Em metalurgia do pó, a técnica de processamento em moinhos de alta energia (PMAE), também conhecida como “mechanical alloying”, consegue produzir uma dispersão homogênea das partículas de reforço no pó da matriz. O objetivo deste trabalho é comparar dados referentes à densidade final e à manutenção da homogeneidade da distribuição do reforço em compósitos à base de ligas ferrosas (aço rápido M2, aço rápido M2 com adição fosfeto de cobre e Fe-0,6%P-0,9%C) com adição 10% em volume de alumina obtidos por PMAE. A consolidação foi realizada por sinterização no estado sólido assistida por pressão, prensagem isostática a quente (HIP), ou por sinterização com presença de fase líquida, sem o uso de pressão externa, em forno com atmosfera redutora. Os resultados mostram que no sistema M2-Al2O3 processado por HIP, sem a presença de fase líquida, obtém-se materiais altamente densificados e sem uma modificação significativa na distribuição da alumina. Na sinterização com de fase líquida do compósito M2-Al2O3 (líquido que se forma nos contornos dos grãos) ou no sistema M2-Al2O3-P (líquido se forma externamente às partículas, mas penetra nos contornos de grãos), não se consegue densidades próximas à teórica e, em ambos os casos, a alumina é segregada para os contornos de grãos. No compósito Fe-0,6%P-0,9%C-Al2O3 (o líquido se forma entre as partículas, mas não penetra nos grãos), são alcançadas altas densidades relativas e a alumina permanece no interior dos grãos. A análise microestrutural destes compósitos de matriz metálica permite verificar a influência dos mecanismos de sinterização na homogeneidade da dispersão da alumina.

Como referenciar
ARAUJO, E.G.; LIBERATI, J.F.; AMBROZIO FILHO, F. A influencia do mecanismo de sinterizacao em compositos de matriz metalica processados em moinho de alta energia. In: KIMINAMI, C.S. (ed.); EIRAS, J.A. (ed.); PESSAN, L.A. (ed.); TOMASI, R. (ed.). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 14., 3-6 dez, 2000, Sao Pedro, SP. Anais... p. 24801-24809. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/13427. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções