Resistencia a sulfetacao de ligas Fe-Cr pre-oxidadas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2002

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONFERÊNCIA SOBRE TECNOLOGIA DE EQUIPAMENTOS, 6., CONGRESSO BRASILEIRO DE CORROSÃO, 22.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
As ligas utilizadas em altas temperaturas dependem da formação de uma camada protetora de óxido sobre suas superfIcies, para conter o avanço da oxidação. Normalmente, esse óxido protetor é Cr203, Al203 e, às vezes, Si02. Nas atmosferas industriais, além de oxigênio, encontra-se freqüentemente o enxofre. Os sulfetos são menos estáveis e apresentam grandes desvios estequiométricos em relação ao 6xido correspondente. Apesar dos esforços dos ültimos anos, o mecanismo de sulfetação não é ainda adequadamente conhecido. Com o objetivo de entender melhor esse mecanismo, foi avaliado o comportamento de sulfetação da liga Fe20Cr em função de modificações efetuadas na sua composição quimica e na sua condição superficial. Assim, foram confeccionadas as ligas Fe20Cr e Fe20Cr0,7Y. Foram executados dois conjuntos de ensaios de sulfetação: No primeiro, as ligas foram sulfetadas a 800°C por até 5 h. No segundo, as ligas foram pré-oxidadas a 1000°C, e posteriormente sulfetadas a 800°C por ate 4 h. Em todos os ensaios foram utilizadas técnicas termogravimétricas, sob atmosfera H2/2%H2 S. Foram utilizadas técnicas de microscopia eletrônica de varredura acoplada a espectroscopia de energia dispersiva, e difração de raios-X, para caracterização dos produtos de reação. Observou-se que a adição de Y resultou em melhorias no comportamento de sulfetação da liga Fe20Cr. Essa adição causou alteração da espécie a se difundir preferencialmente, durante o crescimento da camada de sulfeto. A difusdo passou de predominantemente catiônica para predominantemente aniônica. Foram propostos mecanismos de estabelecimento e crescimento da camada de sulfeto sobre as ligas pré-oxidadas.

Como referenciar
PILLIS, M.F.; RAMANATHAN, L.V. Resistencia a sulfetacao de ligas Fe-Cr pre-oxidadas. In: CONFERÊNCIA SOBRE TECNOLOGIA DE EQUIPAMENTOS, 6., CONGRESSO BRASILEIRO DE CORROSÃO, 22., 19-21 de agosto, 2002, Salvador, BA. Anais... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/16293. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções