Desenvolvimento de geis e filmes luminescentes e magneticos a base de quitosana reticulada com goma de caju

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2009
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
SEMINARIO ANUAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIACAO CIENTIFICA, 15.; SEMINARIO ANUAL DO PROGRAMA DE BOLSAS E INICIACAO CIENTIFICA, 6.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Ferritas Ni‐Zn‐Mn são materiais cerâmicos ferrimagnéticos, que apresentam excelentes propriedades, tais como alta resistividade elétrica e baixa coercitividade magnética [1]. Com o intuito de minimizar as dificuldades apresentadas pelo método de mistura de óxidos convencionais, diversos métodos químicos de sínteses tais como coprecipitação [1,2] , sol‐gel [3], método Pechini [3] , vitro‐cerâmico , etc. têm sido desenvolvidos. Os polímeros naturais, por serem biodegradáveis, estão substituindo os polímeros sintéticos em aplicações na área médica, farmacêutica, tratamento de água, alimentícia, etc. Sendo assim, a Quitosana, um copolímero constituído de unidades β(1‐ 4)‐2‐acetamido‐D‐glicose e. β(1‐4)‐2‐amino‐ D‐glicose, tem sido estudada. A propriedade de geleificação desse biopolímero, em soluções ácidas fracas, formando filmes através de ligações intercruzadas dos grupos catiônicos que o constitui e de grupos aniônicos presentes em compostos como os compostos fenólicos existentes no pedúnculo do cajueiro, possibilitam a formação de filmes reticulados por ligações iônicas, e os tornam matrizes eficientes para incorporação e liberação de fármacos [4].

Como referenciar
KOVACS, THELMA A.R.; FELINTO, MARIA C.F. da C. Desenvolvimento de geis e filmes luminescentes e magneticos a base de quitosana reticulada com goma de caju. In: SEMINARIO ANUAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIACAO CIENTIFICA, 15.; SEMINARIO ANUAL DO PROGRAMA DE BOLSAS E INICIACAO CIENTIFICA, 6., 7-8 de outubro, 2009, Sao Paulo, SP. Resumo expandido... p. 167-168. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/22765. Acesso em: 08 Oct 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento