Modificações de superfícies de ligas de titânio e zircônio visando aplicações em implantes dentários

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Brazilian Oral Research
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
No atual mercado, o uso de Ti na fabricação de implantes dentários é unanimidade, sendo que a maioria dos implantes são confeccionados em Ti G4 e Ti G5. Porém existem situações clínicas onde é necessário reduzir os diâmetros dos implantes e manter uma boa resistência mecânica. Duas ligas experimentais com Ti e Zr respectivamente com 14% e 20% de Zr % em massa, foram fundidas. O objetivo foi comparar as superfícies obtidas após tratamentos superficiais das ligas experimentais com o material comercial, e discutir os efeitos que podem alterar a osseointegração. Foram feitos nove diferentes tratamentos superficiais, com dois ácidos a diferentes concentrações e condições, com jateamento por Al2O3 seguido por condicionamento ácido e tratamento com laser pulsado de Nd꞉YAG. Os métodos utilizados nos tratamentos da superfície das amostras permitiram aumentar a rugosidade superficial, transformar as topografias e alterar a molhabilidade. Constatou‑se que as amostras possuem boa qualidade, baixo nível de impurezas e boa resistência mecânica. Pela dureza Vickers comprovou‑se que a adição de Zr aumentou a dureza em relação ao Ticp G4 e Ti G5. Portanto, as ligas experimentais podem ser indicadas para a finalidade pretendida. Os tratamentos com laser e com condicionamento com HF a 5 minutos a temperatura ambiente resultaram os melhores resultados.

Como referenciar
LEITE, D.M.C.; ROSSI, J.L.; ZEZELL, D.M. Modificações de superfícies de ligas de titânio e zircônio visando aplicações em implantes dentários. Brazilian Oral Research, v. 37, p. 37-37, 2023. Supplement 1. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/48150. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento