Um efeito inesperado do tratamento do distúrbio respiratório do sono

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Brazilian Oral Research
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Alguns trabalhos tem vinculado de forma questionável, a nômina de tratamento do ronco à abordagem terapêutica para tratamento dos distúrbios respiratórios do sono (DRS). Este trabalho busca verificar se os resultados obtidos de melhora no quadro respiratório com o tratamento do DRS, levam sempre à melhora do ronco. De acordo com a polissonografia e achados clínicos, o paciente do sexo masculino, 39 anos de idade, apresentava quadro compatível com ronco primário. Recebeu tratamento não ablativo com lasers Nd꞉YAG e Er꞉YAG em três sessões de aproximadamente 20 minutos, nos momentos 0, 14 e 28 dias. O paciente foi avaliado por exame de polissonografia, antes e após o tratamento. Apesar da melhora nos parâmetros de índice de dessaturação de oxihemoglobina (IDO꞉ de 3,7 para 3,1) e saturação mínima de oxihemoglobina (SpO2꞉ de 84% para 90%), que indicam melhora do quadro respiratório, houve piora da roncopatia (tempo de sono com ronco꞉ de 3% para 13%), visto que a complacência tecidual é apenas um dos fatores de risco para o surgimento e progressão dos DRS. Com os resultados obtidos, notamos que o remodelamento tecidual pelo tratamento do DRS com lasers, favorece o restabelecimento da patência faríngea, melhorando o fluxo aéreo da respiração durante o sono, observado pela melhora nos parâmetros de saturação de oxihemoglobina em polissonografia, podendo entretanto, aumentar o evento ruidoso. Portanto, o ronco pode ser visto como sinal clínico do distúrbio respiratório do sono, mas não deve ser utilizado como parâmetro exclusivo de avaliação do tratamento ou progressão da doença.

Como referenciar
MENDES, V.; AZEVEDO, L.H.; ZEZELL, D.M. Um efeito inesperado do tratamento do distúrbio respiratório do sono: relato de caso. Brazilian Oral Research, v. 37, p. 89-89, 2023. Supplement 1. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/48151. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento