Estudo de sinterabilidade do composito de NiO-YSZ obtido pela rota de coprecipitacao

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2009

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 53.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
O compósito cerâmico NiO-YSZ é atualmente o material mais utilizado como anodo em célula a combustível de óxido sólido. Visando a definição de condições adequadas de processamento cerâmico, avaliou-se, no presente trabalho, o comportamento de sinterização de pós prensados uniaxialmente, obtidos pela técnica de coprecipitação de hidróxidos. Utilizando-se o método quasi-isotérmico e a equação empírica desenvolvida por Makipirtti-Meng, analisou-se a taxa de retração na faixa de temperatura entre 900 - 1400°C, em função do tempo. Os pós obtidos foram caracterizados por difração de raios-X, microscopia eletrônica de varredura, adsorção gasosa (BET), difração a laser (CILAS) e picnometria de hélio. A caracterização estrutural das amostras sinterizadas foi realizada por difração de raios-X e microscopia eletrônica de varredura e a densidade relativa determinada pelo método de Archimedes. A energia de ativação obtida entre 900 - 950°C é de 48,3 kJ.mol-1 e entre 1000 -1200°C é de 604,83 kJ.mol-1. Estes valores correspondem às mudanças que ocorrem na microestrutura e no mecanismo de sinterização durante todo o processo de tratamento térmico. Os mecanismos são discutidos com base nos dados do ajuste matemático dos resultados de dilatometria.

Como referenciar
YOSHITO, W.K.; RESTIVO, T.A.G.; USSUI, V.; LAZAR, D.R.R.; PASCHOAL, J.O.A. Estudo de sinterabilidade do composito de NiO-YSZ obtido pela rota de coprecipitacao. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 53., 7-10 de junho, 2009, Guaruja, SP. Anais... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/16688. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções