Análise do acabamento superficial na usinagem de liga de bronze-alumínio-níquel sem utilização de fluido de corte

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2019

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO, 10.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
As ligas bronze-alumínio-níquel têm usinabilidade de 20 a 40% comparada com o latão de corte livre, de forma que os parâmetros de corte destas ligas podem diferir bastante dos utilizados para outras ligas de cobre e a ausência de contaminação por fluidos de corte possibilita um maior valor na venda dos cavacos, encorajando a utilização de usinagem sem refrigeração. Neste trabalho foi avaliado o comportamento quanto ao acabamento superficial na usinagem da liga bronze-alumínio-níquel CuAl10Ni5Fe5 com pastilha de metal duro em diferentes velocidades de corte, sem utilização de fluido de corte (refrigerante). Os resultados mostraram menor valor e maior estabilidade da rugosidade em condições de velocidades de corte mais altas.

Como referenciar
SANTOS, GIVANILDO A. dos; GUIMARÃES, MARCOS de A.; AGUIAR, HERBERT C.G. de; NASCIMENTO, MAURICIO S.; SANTOS, VINICIUS T. dos; SILVA, MARCIO R. da; COUTO, ANTONIO A.; BATALHA, GILMAR F. Análise do acabamento superficial na usinagem de liga de bronze-alumínio-níquel sem utilização de fluido de corte. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO, 10., 5-7 de agosto, 2019, São Carlos, SP. Anais... Rio de Janeiro, RJ: Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, 2019. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30868. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções