Sinterização de um pó de AIN comercial usando como aditivo um pó nanocristalino de AIN sinterizado por plasma

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2002

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 15.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar a influência do uso de um pó nanocristalino de AIN sintetizado em um reator a plasma na densificação de um pó comercial de AIN. As amostras foram preparadas nas seguintes proporções: 0, 25, 50 e 100 % em peso de pó de AIN nanocristalino. As amostras foram sinterizadas em um dilatômetro a 1850 °C por 1 hora sob um fluxo de gás nitrogênio de 1 L.min . 1 , com taxa de aquecimento de 10°C.min. . As técnicas analíticas empregadas foram difratometria de Raios X e microscopia eletrônica de varredura. Também foram determinadas as densidades a verde e dos corpos sinterizados e foram analisadas os dados de dilatometria. A adição do pó nanométrico favoreceu a densificação do pó comercial, entretanto observou-se formação de aglomerados na microestrutura.

Como referenciar
MOLISANI, A.L.; CRUZ, A.C.; BRESSIANI, A.H.A.; GOLDENSTEIN, H.; THOMAZ, O.; YOSHIMURA, H.N. Sinterizacao de um po de AIN comercial usando como aditivo um po nanocristalino de AIN sinterizado por plasma. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 15., 9-13 nov, 2002, Natal, RN. Anais... p. 1219-1225. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/15537. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções