Efeito da texturização em ferramentas de PCD no torneamento de alumínio 2011-T4
Carregando...
Data
Data de publicação
2022
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
COLÓQUIO DE USINAGEM, 24.
Resumo
A usinagem, por ser um dos processos de fabricação mais utilizado na indústria manufatureira, tem seu aprimoramento como um grande propósito entre pesquisadores. Dentre essas possíveis técnicas de aprimoramento, a texturização da ferramenta de corte é um destaque. Neste aspecto, é notório que algumas combinações de materiais são mais favoráveis à usinagem para a durabilidade das texturas durante o corte, como é o caso da usinagem do alumínio, um material dúctil e amplamente utilizado nas indústrias, aliada a uma ferramenta de alta resistência como o PCD. Esta combinação é altamente viável, pois não há desgaste significante na ferramenta, ao contrário da maioria dos casos, em que há um desgaste rápido na ferramenta que consome a textura em pequenos percursos de usinagem, diminuindo ou anulando o efeito da textura. Logo, a fim de verificar os efeitos da texturização, este trabalho realizou testes de torneamento da liga de Alumínio 2011-T4, com ferramentas de PCD com diferentes tipos de texturas e considerando a temperatura de usinagem medida por uma termocâmara infravermelha. Testes com ferramentas sem texturas (lisas) também foram conduzidos para comparação. As texturas foram usinadas por laser femtossegundos de Ti:safira, variando-se a direção, profundidade e largura dos canais. As texturas beneficiaram a segmentação do cavaco e consequentemente a dissipação do calor gerado e também o acabamento da peça. As texturas perpendiculares à aresta de corte com lubrificante foram as que apresentaram os melhores resultados em relação às ferramentas sem textura: para dimensões menores reduziu a temperatura em 9 %.
Como referenciar
SOUZA, FELIPE C.R. de; MACHADO, ALISSON R.; ROSSI, WAGNER de; COSTA, EDER S.; AIRES, LEONARDO C. Efeito da texturização em ferramentas de PCD no torneamento de alumínio 2011-T4. In: COLÓQUIO DE USINAGEM, 24., 25-27 de maio, 2022, Curitiba, PR. Anais... Recife, PE: Even3, 2022. DOI: 10.29327/usinagem.485690. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33250. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.