Avaliação da contração de polimerização em compósitos experimentais dentários adicionados com nanopartículas de montmorilonita

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2016

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO (10.) E CONGRESSO PAN AMERICANO (4.) DE ANÁLISE TÉRMICA E CALORIMETRIA
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Esse estudo teve como objetivo desenvolver compósitos experimentais restauradores, por meio da adição de nano partículas argilominerais em uma matriz polimérica a base de BisGMA/TEGDMA, para que assim, se avalie a possibilidade de ocorrer um comportamento dimensional diferenciado no decorrer da polimerização. A caracterização dos compósitos experimentais foi realizada pelas seguintes análises: Análise Térmica- Mecânica (TMA), Difração de Raio-X (DRX) e Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET). Foi observado que os compósitos experimentais adicionados com a nanopartícula argilomineral MMT, apresentaram os menores valores de contração de polimerização (TMA), em relação aos compósitos adicionados com a carga Vidro de Bário. Esses resultados podem estar relacionados com a interação polímero /MMT e pela formação de nanocompósitos, observados pela análise de DRX e MET.

Como referenciar
CAMPOS, LUIZA M.P.; SANTOS, TAMIRIS M.R.; PARRA, DUCLERC F. Avaliação da contração de polimerização em compósitos experimentais dentários adicionados com nanopartículas de montmorilonita. In: CONGRESSO BRASILEIRO (10.) E CONGRESSO PAN AMERICANO (4.) DE ANÁLISE TÉRMICA E CALORIMETRIA, 17-20 de abril, 2016, São Paulo, SP. Anais... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/27346. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções