Avaliação de desempenho de tubos de compósito polimérico comparando respostas do método de elementos finitos e do ensaio hidrostático

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2006

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 17.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Estruturas tubulares em materiais compósitos são usadas em diversas aplicações devido à sua flexibilidade em atender requisitos superiores de resistência mecânica com baixa massa específica, quando comparadas com materiais de engenharia como aço e alumínio. Devido à anisotropia que o material apresenta, a análise de estruturas de compósitos poliméricos exige ferramentas que considerem esta característica do material, como o método de elementos finitos, por exemplo. Neste estudo, foram obtidas as resistências mecânicas de tubos fabricados pelo processo de enrolamento filamentar (filament winding) por meio de ensaios hidrostáticos, que foram comparadas com valores determinados pelo método numérico. Os tubos foram fabricados com fibra de carbono e matriz de resina epóxi adotando-se configurações de bobinagem simétrica e assimétrica, representadas, respectivamente, por [90º/-30º/+30º/90º2]S e [90º/-30º/+30º/90º/+30º/-30º/90º4]T. Resultados obtidos nos ensaios experimentais revelaram diferenças nos modos de falha e nas resistências mecânicas dos tubos em função das configurações adotadas, que não foram identificadas pelo método de elementos finitos.

Como referenciar
CARVALHO, O. de; MARINUCCI, G.; ROSSI, J.L. Avaliação de desempenho de tubos de compósito polimérico comparando respostas do método de elementos finitos e do ensaio hidrostático. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 17., 15-19 de novembro, 2006, Foz do Iguaçu, PR. Anais... p. 3884-3894. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/18514. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções