Aços polifásicos: ataques químicos e influência das fases

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2002

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 15.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
O presente trabalho discute a formação de microestruturas com diferentes frações volumétricas das fases ferrita, martensita, bainita e austenita retida em aços multifásicos, a partir da aplicação de tratamentos térmicos específicos em aços de baixo carbono (0,11%). Para a caracterização microestrutural são desenvolvidos ataques químicos específicos que permitem distinguir as fases presentes através de observações por microscopia óptica. A avaliação das propriedades mecânicas é feita com base nos resultados dos ensaios de tração. Os resultados experimentais mostram que a realização de tratamentos térmicos apropriados pode contribuir significativamente para aumentar as propriedades mecânicas dos aços. Neste processo é essencial controlar a fração volumétrica, a morfologia e o tamanho de grão das fases.

Como referenciar
ABDALLA, A.J.; HASHIMOTO, T.M.; MOURA NETO, C.; MONTEIRO, W.A. Aços polifásicos: ataques químicos e influência das fases. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 15., 09-13 de novembro, 2002, Natal, RN. Anais... p. 2939-2945. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/27486. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções