Alterações subestruturais decorrentes da torção cíclica em amostras de aço 1012

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2002
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 15.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O encruamento atípico de metais durante o processamento cíclico a frio tem levado ao desenvolvimento de uma série de trabalhos, cuja abordagem vai desde os aspectos mecânicos/macroscópicos do fenômeno até as características micro e subestruturais do mesmo. O eventual amaciamento verificado após a aplicação da deformação cíclica tem sido associado ora à reestruturação das discordâncias, ora à formação de bandas de cisalhamento no metal. Neste trabalho, os eventos estruturais observados durante um ciclo de torção em amostras pré-deformadas são investigados. Barras de aço baixo carbono previamente trefiladas são submetidas a ¼, ½ e 1 ciclo de torção. As alterações subestruturais provenientes desses esforços são analisadas através de microscopia eletrônica de transmissão. Os resultados são comparados àqueles observados para o metal trefilado e trefilado torcido ciclicamente – 10 ciclos, tanto em termos de rearranjo de distribuição de discordâncias como em comportamento mecânico à tração subsequente.

Como referenciar
CORREA, E.C.S.; AGUILAR, M.T.P.; SILVA, L.A.; MONTEIRO, W.A.; CETLIN, P.R. Alterações subestruturais decorrentes da torção cíclica em amostras de aço 1012. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 15., 09-13 de novembro, 2002, Natal, RN. Anais... p. 2946-2952. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/27488. Acesso em: 22 Feb 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções