Efeito de tratamentos de envelhecimento sobre a resistência à corrosão da liga de magnésio AZ91D

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2012

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO INTERNACIONAL ANUAL DA ABM, 67th
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
O efeito de tratamentos térmicos de envelhecimento (T6) sobre a resistência à corrosão da liga de magnésio AZ91D foi estudado. Amostras solubilizadas a 445°C por 24 h foram envelhecidas a 200 °C por tempos de 8 h, 16 h e 24 h. Todos os tratamentos foram realizados em forno mufla, sob atmosfera inerte (argônio), seguidos de resfriamento em água. Para observação das alterações microestruturais, utilizaram-se as técnicas de microscopia óptica e de MEV. O comportamento eletroquímico foi avaliado por ensaios de espectroscopia de impedância eletroquímica e de polarização potenciodinâmica, utilizando-se solução de Hanks, a 37 °C como eletrólito. O período de imersão foi de 7 dias. Com o tratamento de solubilização, ocorreu a dissolução do constituinte eutético, restando somente a matriz (fase α-Mg) saturada com alumínio, juntamente de resquícios de β- Mg17Al12. Com o tratamento de envelhecimento foram observados precipitados ricos em alumínio (β-Mg17Al12) sobre a matriz. A amostra envelhecida por 8 h foi a que mostrou menor valor de resistência à corrosão; as amostras tratadas por 16 h e 24 h apresentaram valores de impedância semelhantes, sendo que a amostra envelhecida por 16 h apresentou o melhor desempenho.

Como referenciar
PEREIRA, VIVIAM S.M.; ANTUNES, RENATO A.; OLIVEIRA, MARA C.L. de; CORREA, OLANDIR V. Efeito de tratamentos de envelhecimento sobre a resistência à corrosão da liga de magnésio AZ91D. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ANUAL DA ABM, 67th, July 31 - August 7, 2012, Rio de Janeiro, RJ. Proceedings... p. 192-202. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31333. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções