Obtenção e caracterização de vidros niobosfosfatos sinterizados

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2002

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 15.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Vidros niobofosfatos foram obtidos pela fusão de materiais precursores em fornos elétricos e de microondas. Foi realizada moagem utilizando-se quatro tipos de moinhos. As distribuições dos tamanhos de partículas foram determinados utilizando-se um granulômetro a laser. Distribuições monomodais e trimodais foram obtidas. Os pós foram conformados em prensa uniaxial a frio, sinterizados em ar na faixa de 580 a 650°C. As amostras foram caracterizadas utilizando MEV e DRX. Realizou-se testes de dissolução em meio aquoso. A densidade relativa das pastilhas aumentou em função do aumento da temperatura de sinterização. A menor velocidade de dissolução determinada para vidros sinterizados foi de 4,4 x10 -8g.cm2 .min-1 .

Como referenciar
GHUSSN, L.; MARTINELLI, J.R. Obtencao e caracterizacao de vidros niobosfosfatos sinterizados. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 15., 9-13 nov, 2002, Natal, RN. Anais... p. 398-403. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/15534. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções