Analise de liquens por ativação neurônica para estudo da poluição atmosférica da cidade de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2005

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE; ENCONTRO NACIONAL DE APLICACOES NUCLEARES, 7th
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
No presente trabalho o mÈtodo de an·lise por ativaÁ„o neutrÙnica foi aplicado para determinar os elementos acumulados em amostras de lÌquen da espÈcie Canoparmelia texana coletada em duas regiıes com nÌveis de poluiÁ„o distintos: Parque Estadual Intervales, ·reas consideradas n„o-poluÌda, pertencentes ao ecossistema de Mata Atl‚ntica; e diversos pontos da ·rea metropolitana de S„o Paulo. Os resultados obtidos nas an·lises mostraram que as amostras coletadas na regi„o limpa apresentaram concentraÁıes inferiores ‡s obtidas para os diferentes pontos da regi„o metropolitana e, alÈm disso, estes locais podem ser agrupados segundo similaridades quÌmicas e os grupos foram obtidos pela an·lise de cluster. As concentraÁıes dos elementos Ba, Ca, Cl, Fe, K, Mn, Na, Rb e Zn foram obtidas em nÌveis de µg g-1 e os elementos As, Br, Co, Cr, Cs, La, Sb, Sc, Se e U em nÌveis de ng g-1. A precis„o e exatid„o dos resultados foram avaliados por meio da an·lise do material certificado de referÍncia IAEA 336 Lichen e os valores obtidos para este material foram concordantes com os valores certificados e apresentaram uma boa precis„o com desvios padr„o relativos inferiores ‡ 11,4%.

Como referenciar
FUGA, A.; SAIKI, M.; MARCELLI, M.P. Analise de liquens por ativacao neutronica para estudo da poluicao atmospherica da cidade de Sao Paulo. In: INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE; ENCONTRO NACIONAL DE APLICACOES NUCLEARES, 7th, ago. 28 - set. 2, 2005, Santos, SP. Anais... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/17586. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções