Avaliação da resistência a corrosão do aço inoxidável superdúplex UR 52N+ envelhecido a 475ºC

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2008

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 18.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
A precipitação da fase alfa linha provoca uma queda na resistência à corrosão dos aços inoxidáveis. Este trabalho avaliou a resistência à corrosão do aço inoxidável UR 52N+ envelhecido a 475 ºC por vários tempos, correlacionando-a com a precipitação de alfa linha. Os ensaios de polarização cíclica mostraram que o potencial de pite diminui a partir de 4h de envelhecimento e foram apoiados pelos obtidos por medidas de espectroscopia de impedância eletroquímica. Os resultados indicaram que a queda da resistência à corrosão é causada pelo empobrecimento em cromo na matriz ferrítica devido à formação de alfa linha e que, quanto maior o teor dessa fase no material, menor sua resistência à corrosão.

Como referenciar
FONTES, T.F.; MAGNABOSCO, R.; PADILHA, A.F.; COSTA, I. Avaliacao da resistencia a corrosao do aco inoxidavel superduplex UR 52N+ envelhecido a 475oC. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 18., 24-28 de novembro, 2008, Porto de Galinhas, PE. Anais... p. 7007-7018. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/15869. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções