Análise de textura em ferros fundidos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2004

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 16.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
A resistência a fadiga está diretamente relacionada à microtextura e à estrutura de contornos de grão. Estes dois importantes fatores microestruturais foram avaliados para três tipos de ferros fundidos, utilizando-se um Microscópio Eletrônico de Varredura com EBSD - “Electron Back Scattered Diffraction”. Amostras de ferros fundidos: cinzento, vermicular e nodular foram caracterizadas, incluindo detalhada análise da microestrutura, da microtextura e da orientação de contornos de grão. Medidas complementares de macrotextura foram realizadas em um Difratômetro de Raios-X com goniômetro de textura, para os casos de ferro fundido nodular e vermicular. Diferenças nas morfologias da perlita encontrada nestes três tipos de ferro fundido são também discutidas. A análise de textura sugere uma distribuição randômica das orientações dos grãos de ferrita, provavelmente conseqüência do processo de produção, que inclui solidificação seguida de transformação de fase. A ausência de textura preferencial é atribuída ao processo de inoculação, no qual núcleos randômicos são colocados no metal fundido. Transformações de fase também tendem a favorecer randomização e isto ocorre em ferros fundidos pois solidificação primeiro origina austenita, a qual subseqüentemente transforma-se em ferrita, com o resfriamento.

Como referenciar
CAMPOS, M.F.; LOPES, L.C.R.; LEE TAVARES, F.C.; KUNIOSHI, C.T.; GOLDENSTEIN, H.; SERNA, M.M.; LIMA, N.B. Analise de textura em ferros fundidos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 16., 28 nov. - 02 dez, 2004, Porto Alegre, RS. Anais... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/15146. Acesso em: 31 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções