Uso da analise por ativação em cerâmicas arqueológicas da Amazônia Central

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2001

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO DA SOCIEDADE DE ARQUEOLOGIA BRASILEIRA, 11.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Este trabalho apresenta dados preliminares sobre o uso da análise por ativação com nêutrons em cerâmicas arqueológicas obtidas em escavações em dois sítios localizados na área de confluência dos Rios Negro e Solimões, Amazonas. A análise por ativação é uma técnica analítica nuclear que permite a identificação de elementos traço nas argilas que compõem as cerâmicas arqueológicas. Com esses dados podese determinar as fontes de matéria prima. Nosso objetivo é verificar se as sofisticadas cerâmicas policrômicas da Subtradição Guarita são bens de troca, com produção especializada em alguns centros, ou se tais cerâmicas teriam sido produzidas localmente. Com isso pretendemos produzir resultados que possam ser discutidos à luz de teorias sociais que conferem importância à economia redistributiva na formação e desenvolvimento de cacicados.

Como referenciar
SEPULVEDA MUNITA, C.J.A.; PAIVA, R.P.; NEVES, E.G.; OLIVEIRA, P.M.S. Uso da analise por ativacao em ceramicas arqueologicas da Amazonia central. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE DE ARQUEOLOGIA BRASILEIRA, 11., 23-29 set, 2001, Rio de Janeiro, RJ. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/15298. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções