Estudo comparativo de fosfato tricatiônico substituindo Ni por Nb

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2012

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

ENCONTRO E EXPOSIÇÃO BRASILEIRA DE TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE, 14.; INTERFINISH LATINO AMERICANO, 3.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Os tratamentos de superfície de aço com revestimentos de conversão à base de compostos de fosfato são amplamente utilizados na indústria. O processo de fosfatização requer grandes quantidades de água, com seu sistema de tratamento e de descarga apropriada para o ambiente. Soluções que aumentem a eficiência dos processos industriais e, ao mesmo tempo, reduzam os riscos ambientais são importantes hoje e no futuro, tornando-se o foco de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento. Um foco de pesquisa sobre preservação ambiental tem sido a substituição de níquel por outros aditivos ambientalmente amigáveis em banhos de fosfato tricatiônico, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e obter camadas de fosfato com propriedades físicas e resistência à corrosão comparáveis àqueles formados em banhos contendo níquel. O presente estudo compara as características morfológicas e resistência à corrosão de dois tipos de camadas de fosfato tricatiônico, uma formada em banho com níquel e outra em uma solução com oxalato de nióbio substituindo níquel. A morfologia da camada de fosfato foi avaliada por microscopia eletrônica de varredura (MEV), e a resistência à corrosão do aço fosfatizado foi investigada por meio de métodos de polarização (anódica e catódica) e espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE). Os resultados mostraram que a substituição de níquel por oxalato de nióbio levou a significativa modificação da morfologia, com cristais maiores de fosfato sendo obtidos no banho com oxalato de nióbio comparativamente aos com níquel. No entanto, as curvas de polarização para ambos os tipos de fosfatos foram semelhantes mostrando densidades de corrente próximas, sugerindo que o oxalato de nióbio pode ser considerado uma substituição potencial para o níquel em banhos de fosfatização.

Como referenciar
JAZBINSEK, LUIZ A.R.; LIMA, ROSELE C. de; COSTA, ISOLDA. Estudo comparativo de fosfato tricatiônico substituindo Ni por Nb. In: ENCONTRO E EXPOSIÇÃO BRASILEIRA DE TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE, 14.; INTERFINISH LATINO AMERICANO, 3., April 11-14, 2012, São Paulo, SP. Proceedings... p. 292-297. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32972. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções