Efeito da texturização de ferramentas de corte de metal duro por laser de femtossegundos nas características do cavaco de aço inoxidável austenítico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2017

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICACAO, 9.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
A texturização da superfície de saída (Aγ) de ferramentas de corte por lasers de pulsos ultracurtos pode ser uma técnica promissora na redução do atrito na área de contato cavaco-ferramenta, devido a mudanças no sistema tribológico pela modificação da topografia da superfície. Dessa forma o objetivo do trabalho foi investigar o efeito da texturização por laser de femtossegundos (10-15 s) sobre a superfície de saída de insertos de metal duro através da avaliação das características do cavaco. Para isso, foram coletados cavacos de aço inoxidável austenítico formados durante ensaios de vida de ferramentas de metal duro sem textura (referência) e com textura. Os cavacos foram caracterizados quanto ao tipo e forma; a espessura da zona de fluxo foi avaliada a partir de micrografias das seções longitudinais das amostras dos cavacos; e por fim foi estimado o grau de recalque. Os resultados mostraram que a texturização de Aγ, por laser de pulsos ultracurtos com duração próxima de 30 femtossegundos, promoveu a alteração da forma dos cavacos de longos para curtos ao longo da vida da ferramenta, indicou uma tendência média de redução da espessura da zona de fluxo e apresentou um decaimento do grau de recalque.

Como referenciar
COELHO JUNIOR, FABIANO G.; ALMEIDA, ELTON M. de; CARNEIRO, MARCELO B.; SAMAD, RICARDO E.; VIEIRA JUNIOR, NILSON D.; ROSSI, WAGNER de; BARBOSA, PATRICIA A. Efeito da texturização de ferramentas de corte de metal duro por laser de femtossegundos nas características do cavaco de aço inoxidável austenítico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICACAO, 9., 26-29 de junho, 2017, Joinville, SC. Anais... Rio de Janeiro, RJ: Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, 2017. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28559. Acesso em: 20 Mar 2026.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções