Caracterização microestrutural e elétrica do galato de lantânio dopado com estrôncio e magnésio e contendo pequenas adições de galato de estrôncio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2022

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 65-66.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Cerâmicas de galato de lantânio dopado com estrôncio e magnésio (LSGM) vêm sendo estudadas para aplicação na produção de energia por meio de dispositivos eletroquímicos, como células a combustível de óxido sólido. Estas cerâmicas apresentam altos valores de condutividade iônica numa ampla faixa de pressões parciais de oxigênio, e estabilidade química. Neste trabalho, foi investigado o efeito de pequenas adições de Sr3Ga2O6 (SG) na microestrutura e na condutividade iônica do LSGM, com o objetivo de obter aumento em sua condutividade iônica. Amostras de LSGM contendo até 2% mol de SG foram preparadas por reação em estado sólido a 1400 ºC por 4 h. Altos valores de densidade (superior a 96% da densidade teórica) foram obtidos para todas as composições. O aditivo SG exerce pouca influência na microestrutura, mas promove aumento da condutividade iônica do LSGM.

Como referenciar
PAULA, P.P.; CARVALHO, L.A.; MUCCILLO, R.; MUCCILLO, E.N.S. Caracterização microestrutural e elétrica do galato de lantânio dopado com estrôncio e magnésio e contendo pequenas adições de galato de estrôncio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 65-66., 6-9 de junho, 2022, Águas de Lindóia, SP. Anais... São Paulo, SP: Associação Brasileira de Cerâmica - ABCERAM, 2022. p. 276-285. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33705. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções