Estudo de bioacumulação de elementos potencialmente tóxicos em amostras de macrófitas aquáticas flutuantes do Reservatório Guarapiranga, São Paulo
Carregando...
Data
Data de publicação
2017
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOQUIMICA, 16.
Resumo
Foram avaliados os teores dos elementos potencialmente tóxicos As, Cd, Co, Cr, Cu, Hg, Mn, Ni, Pb, Se e Zn em quatro espécies de macrófitas flutuantes em três pontos do Reservatório Guarapiranga, com o objetivo de estimar a extensão da contaminação neste ambiente. Os resultados obtidos foram comparados a valores de referência para plantas aquáticas e a maioria dos elementos apresentou valores acima dos valores de referência. A ANOVA mostrou diferenças estatisticamente significativas entre os pontos de coleta, para a maioria dos elementos, indicando maior concentração dos elementos analisados no ponto localizado no braço do rio Embu Guaçu, um dos principais afluentes do reservatório. A análise estatística não indicou, em geral, diferenças em relação ao acúmulo dos elementos analisados entre as espécies de plantas. A análise de Componentes Principais (CP) sugere que os elementos As, Co, Cr, Hg, Ni, Pb e Se, inclusos na CP1, podem ser uma indicação de uma possível origem comum dos mesmos. A CP2 incluiu os elementos Cd, Cu e Zn. Deve-se ressaltar que o Cu tem sido aplicado frequentemente como algicida (sulfato de cobre) no reservatório e a CP3 incluiu apenas o Mn, sugerindo um comportamento diferenciado desse elemento.
Como referenciar
COUTINHO, SUELLEN N.; FIGUEIREDO, ANA M.G.; QUINAGLIA, GILSON A. Estudo de bioacumulação de elementos potencialmente tóxicos em amostras de macrófitas aquáticas flutuantes do Reservatório Guarapiranga, São Paulo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOQUIMICA, 16., 22-25 de agosto, 2017, Búzios, RJ. Anais... Rio de Janeiro, RJ: Sociedade Brasileira de Geoquímica, 2017. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28597. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.