Fragilidade ambiental e a qualidade de aguas superficiais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2002

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

RIO SYMPOSIUM ON ATOMIC SPECTROMETRY, 7th
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
A busca por uma melhor compreensão do meio ambiente, em escala geográfica, tem levado muitos pesquisadores ao uso de sensoriamento remoto e de técnicas de geoprocessamento para auxiliar suas tomadas de decisão. No c aso de estudos de águas superficiais as informações geográficas são absolutamente indispensáveis pois o uso das terras ao redor dos corpos d'água, associados ao clima e ao tipo de substrato, podem definir sua potabilidade e seu uso máximo sustentado. Assim, em busca de parâmetros abióticos que podem comprometer a qualidade da água, combinou-se dados de campo e laboratoriais com informações oriundas de mapas e de imagens de satélite, de modo a construir um conjunto de dados que pudessem indicar o risco provável sobre 12 pontos de tomada d'água destinados ao abastecimento público. O resultado foi um conjunto de mapas de Uso e de Fragilidade Ambiental das bacias envolvidas na tomada d'água. Com estes mapas foi possível calcular a área à mont ante da tomada d'água que pode influenciar na qualidade da água. Foi possível também calcular a área de cada um de seus usos. Comisso os tomadorc.s de decisão podem escolher os usos mais indicados em face da fragilidade encontrada, sem comprometer a qualidade da água.

Como referenciar
BITENCOURT, M.; PIRES, M.A.F.; COTRIM, M.E.B.; SPORL, C.; IGNACIO, M. Fragilidade ambiental e a qualidade de aguas superficiais. In: RIO SYMPOSIUM ON ATOMIC SPECTROMETRY, 7th, April 07-12, 2002, Florianopolis, SC. Anais... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/15397. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções