Têmpera ao ar de insertos de assentos de válvulas obtidos com aço ferramenta AISI D2

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2017

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONFERENCIA BRASILEIRA SOBRE TEMAS DE TRATAMENTO TERMICO, 8.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
A obtenção de insertos de assentos de válvulas por metalurgia de pó usando uma mistura de pó de ferro e aços rápidos ou aços ferramenta está atendendo os requisitos para a substituição do cobalto e chumbo em peças comerciais, visando a redução de custo e evitando a toxicidade do chumbo. O objetivo do presente trabalho foi o de tratar termicamente e caracterizar os insertos de assentos de válvulas sinterizados obtidos utilizando-se uma mistura de pós. Essa mistura de pós foi constituída pelo aço ferramenta AISI D2, ferro, sulfato de manganês, carboneto de nióbio, grafite, estearato de zinco e cobre. O ciclo de temperatura da têmpera ao ar foi determinado por meio do termopar tipo k acoplado a um sistema de aquisição de dados. As propriedades físicas e mecânicas foram medidas em relação à dureza aparente dos insertos, densidade aparente e a sua resistência à ruptura radial. A caracterização microestrutural foi realizada utilizando-se a microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia por dispersão de energia. Os insertos temperados ao ar e duplamente revenido a 500 °C mostraram os melhores resultados no que tange a dureza e resistência à ruptura radial.

Como referenciar
GOMES, MAURILIO P.; SANTOS, IGOR P. dos; COUTO, CAMILA P.; MUCSI, CRISTIANO S.; COLOSIO, MARCO A.; ROSSI, JESUALDO L. Têmpera ao ar de insertos de assentos de válvulas obtidos com aço ferramenta AISI D2. In: CONFERENCIA BRASILEIRA SOBRE TEMAS DE TRATAMENTO TERMICO, 8., 21-24 de maio, 2017, Indaiatuba, SP. Anais... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29235. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções