Efeito de adições de lítio e cálcio na densificação e na condutividade elétrica da céria-10% mol gadolínia preparada pela técnica de co-precipitação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2010

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 19.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Cerâmicas de céria contendo terras raras são fortes candidatas para aplicação em células a combustível de óxido sólido que operam em temperaturas intermediárias. Uma das principais dificuldades encontradas nestas cerâmicas é sua relativamente baixa sinterabilidade. Neste trabalho, foram investigados os efeitos de adições de cálcio e lítio na densificação e na condutividade elétrica da céria-10% mol gadolínia. Composições contendo 1,5% em mol do aditivo (cálcio ou lítio) foram preparadas pela técnica da co-precipitação dos oxalatos. Resultados de densidade e condutividade elétrica foram comparados àqueles obtidos com materiais preparados por reação em estado sólido mostrando os efeitos do método de preparação dos pós na densificação e na condutividade total das cerâmicas.

Como referenciar
PORFIRIO, T.C.; MUCCILLO, E.N.S. Efeito de adições de lítio e cálcio na densificação e na condutividade elétrica da céria-10% mol gadolínia preparada pela técnica de co-precipitação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 19., 21-25 de novembro, 2010, Campos do Jordao, SP. Anais... p. 218-225. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/17619. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções