Estudo da viscoelasticidade em compósitos carbono/epóxi por ensaios de fluência
Carregando...
Data
Data de publicação
2010
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 19.
Resumo
A garantia da integridade de elementos estruturais fabricados em materiais compósitos poliméricos demanda um estudo do comportamento dependente do tempo durante a sua vida em serviço, por causa da sua resposta viscoelástica e das inúmeras possibilidades de configurações de fabricação. No presente estudo, foram realizados ensaios de fluência em tração em compósitos unidirecionais fabricados com resina epoxídica e fibra de carbono de alta resistência, com o ângulo das fibras posicionadas a 60º em relação à direção do carregamento, nas temperaturas de 25 e 70 ºC. Para a fabricação dos corpos-de-prova em compósito foi utilizado o processo de enrolamento filamentar (filament winding). Pelos ensaios foi constatada uma modificação no comportamento do material com relação à resistência, rigidez e deformação, demonstrando que estas propriedades foram afetadas pelo tempo e nível de tensão, especialmente em temperatura de trabalho acima da ambiente.
Como referenciar
MARINUCCI, G.; FARINA, L.C.; CARVALHO, O. de. Estudo da viscoelasticidade em compositos carbono/epoxi por ensaios de fluencia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 19., 21-25 de novembro, 2010, Campos do Jordao, SP. Anais... p. 4162-4169. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/17905. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.