Obtenção do composto TiFe a partir da moagem de alta energia de misturas Ti+Fe e TiH2+Fe

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2010

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 19.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Neste trabalho foram utilizadas duas rotas de processo para se obter o composto TiFe por moagem de alta energia: elaboração mecânica a partir dos pós de Ti e Fe (rota 1) e moagem mecânica dos pós de TiH2 e Fe (rota 2), ambas seguidas de recozimento. Dois moinhos de bolas foram utilizados, agitador (Spex®) e planetário (Fritsch®), por tempos que variaram de 1-25 h. Os pós moídos e recozidos foram caracterizados por microscopia eletrônica de varredura e difração de raios X. O composto TiFe foi obtido em ambas as rotas. Houve forte aderência dos pós no conjunto de moagem (copo e bolas) quando se utilizou a rota 1 em ambos os moinhos. O uso do TiH2 (rota 2) mostrou-se mais eficiente, pois houve uma redução significativa na aderência dos pós no conjunto de moagem, principalmente no moinho planetário, embora o composto só fosse obtido, neste caso, após o recozimento.

Como referenciar
FALCAO, R.B.; DAMMANN, E.D.C.C.; ROCHA, C.J.; LEAL NETO, R.M. Obtenção do composto TiFe a partir da moagem de alta energia de misturas Ti+Fe e TiH2+Fe. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 19., 21-25 de novembro, 2010, Campos do Jordao, SP. Anais... p. 7408-7415. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/17931. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções