Efeito da texturização por laser de pulsos ultracurtos no desempenho de ferramentas de corte de metal duro
Carregando...
Data
Data de publicação
2018
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECANICA, 10.
Resumo
A modificação das características das superfícies promovida por lasers de pulsos ultracurtos pode ter aplicação relevante para o setor ferramenteiro. Assim, pretendeu-se aplicar esta técnica avançada de fabricação com o objetivo investigar a influência da texturização por pulsos ultracurtos com duração próxima a 30 femtossegundos (10-15 s) sobre a superfície de saída de insertos de metal duro através da avaliação da evolução do desgaste da ferramenta e rugosidade da superfície usinada. Ensaios de torneamento a seco foram executados em aço inoxidável austenítico (V304UF), mantendo-se as condições de corte constantes em 100 m/min para a velocidade de corte; 0,2 mm/volta para o avanço e 2,0 mm de profundidade de corte. Foram comparadas ferramentas de metal duro sem revestimento texturizada e sem texturização (referência). Os resultados mostraram que o inserto texturizado apresentou melhor desempenho durante a usinagem do V304UF. A ferramenta texturizada apresentou desgaste de flanco menor do que o desenvolvido na de referência. Nesta última houve falha catastrófica da ponta de corte para um tempo de corte de 1,54 min. Os valores de rugosidade para os parâmetros Ra e Rt apresentaram relação com a curva de desgaste, sendo que os maiores valores ocorreram no início e no final dos testes. Além disso, os valores de Ra para a ferramenta texturizada se mantiveram mais próximos do teórico do que para a ferramenta de referência.
Como referenciar
ALMEIDA, ELTON M. de; COELHO JUNIOR, FABIANO G.; CARNEIRO, MARCELO B.; SAMAD, RICARDO E.; VIEIRA JUNIOR, NILSON D.; ROSSI, WAGNER de; BARBOSA, PATRICIA A. Efeito da texturização por laser de pulsos ultracurtos no desempenho de ferramentas de corte de metal duro: evolução do desgaste e rugosidade. In: CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECANICA, 10., 20-24 de maio, 2018, Salvador, BA. Anais... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, 2018. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29730. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.