Caracterização de biovidros bioabsorvíveis para aplicação em medicina regenerativa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2013

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 57.; CONGRESSO IBEROAMERICANO DE CERAMICA, 5.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Neste trabalho, foram estudadas três composições de vidros bioaborvíveis com potencial aplicação em medicina regenerativa. Vidros no sistema SiO2 - (37- x)Na2O- (5+x)CaO com 6% de P2O5 (x = 0, 5 e 10) foram obtidos por fusão seguida de superresfriamento e posterior recozimento. Sua biocompatibilidade foi avaliada por imersão em solução SBF e caracterização da superfície dos vidros após diferentes períodos de imersão. Os vidros foram caracterizados antes e após o ensaio de bioatividade pelas técnicas de difração de raio-x, espectroscopia de infravermelho na transformada de Fourier e microscopia eletrônica de varredura e por estudo de variação de massa. Os resultados obtidos indicam que nestes vidros bioabsorvíveis o mecanismo de bioatividade ocorre, primeiramente, através da formação de uma camada de silicato de cálcio que atua como nucleador de deposição de posterior segunda camada de hidroxiapatita. Também foi verificado que a cinética de nucleação de hidroxiapatita pode ser controlada através da razão Ca/Na.

Como referenciar
BORGES, R.; SILVA, A.C. da; MARCHI, J. Caracterização de biovidros bioabsorvíveis para aplicação em medicina regenerativa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 57.; CONGRESSO IBEROAMERICANO DE CERAMICA, 5., 19-22 de maio, 2013, Natal, RN. Anais... São Paulo: ABCERAM, 2013. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/27641. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções