Vitrificação de nano-resíduos tóxicos (Ru) provenientes da produção de nano-catalisadores para células à combustível de etanol direto

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2010

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 19.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Catalisadores nano-estruturados têm sido desenvolvidos para utilização em células à combustível de etanol direto, às quais devido as vantagens econômicas que apresentam deverão ter seu uso generalizado em futuro próximo. Os catalisadores para estes dispositivos utilizam metais nanoestruturados, onde a natureza tóxica e os riscos ambientais apresentados pelos mesmos são amplamente potencializados pela dispersão nanométrica. Desta forma, a produção destes nanocatalizadores é potencialmente geradora de resíduos altamente perigosos para a saúde pública e ambiental. O presente estudo apresenta uma proposta de tratamento e inertização de resíduos contendo nanopartículas de rutênio (Ru), utilizando-se a técnica de vitrificação e conseqüente obtenção de vidros silicatos de possível uso comercial. Foram preparadas composições contendo até aproximadamente 10% em massa de nanoresíduo modificando-se a composição básica dos vidros soda-cal-borosilicato. Após a fusão, à temperatura de 1100ºC, os vidros foram caracterizados pelas técnicas de difração de raios-X (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e infravermelho na transformada de Fourier (FT-IR). A resistência química foi avaliada por ensaios de ataque hidrolítico. Os vidros contendo até 10% em massa de nanoresíduo demonstraram uma alta estabilidade química, similar a de um vidro soda-cal comercial.

Como referenciar
SILVA, A.C.; JULIO JUNIOR, O.; MELLO CASTANHO, S.R.H. Vitrificacao de mano-residuos toxicos (Ru) provenientes da producao de nano-catalisadores para celulas a combustivel de etanol direto. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 19., 21-25 de novembro, 2010, Campos do Jordao, SP. Anais... p. 2170-2178. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/17899. Acesso em: 20 Mar 2026.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções