Avaliação do efeito da temperatura em juntas de uso automotivo unidas por adesivo estrutural uretânico
Carregando...
Data
Data de publicação
2010
Autores IPEN
JOSUÉ GARCIA QUINI
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 19.
Resumo
O efeito dos agentes físicos sobre materiais compósitos poliméricos tem significativa importância na vida útil de juntas adesivas. Uma condição crítica para que pode alterar a resistência de uma junta é a variação de temperatura. O presente estudo tem por objetivo apresentar resultados da aplicação de adesivos estruturais poliuretânicos para uso automotivo na fixação de peças em compósito, termoplástico e metais, em diferentes temperaturas. Os resultados mostraram que as juntas de compósitos formadas de RTM, SMC e termoplástico ABS apresentam fratura no corpo de prova, indicando que o adesivo proporcionou uma boa interação com estes substratos. No metal estudado, aço carbono galvanizado, a fratura foi coesiva, por ter atingido o limite de resistência do adesivo.
Como referenciar
QUINI, G.J.; MARINUCCI, G. Avaliação do efeito da temperatura em juntas de uso automotivo unidas por adesivo estrutural uretânico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 19., 21-25 de novembro, 2010, Campos do Jordao, SP. Anais... p. 8139-8146. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/17940. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.