Efeito da corrente pulsada na composição e estrutura da liga ZnCo eletrodepositada

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2014

Autores IPEN

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE CORROSÃO, 34.; INTERNATIONAL CORROSION MEETING, 5th.; CONGRESO IBEROAMERICANO DE CORROSIÓN Y PROTECCIÓN, 10th.; CONCURSO DE FOTOGRAFIA DE CORROSÃO E DEGRADAÇÃO DE MATERIAIS, 19.; EXPOSIÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DA CORROSÃO, 34
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
As técnicas de modulação de corrente aplicadas à eletrodeposição podem ser consideradas como uma “evolução recente”, apesar da primeira aplicação ter sido realizada em 1893, na Alemanha. Essas técnicas têm sido raramente utilizadas. No entanto, nos últimos anos é possível constatar um crescente interesse visando otimização do processo de eletrodeposição de metais e ligas e da qualidade dos eletrodepósitos. Neste trabalho, foi investigado o efeito da frequência na faixa de 10 Hz a 1000 Hz, fixando a densidade de corrente média, a densidade de corrente catódica e o ciclo de trabalho, e variando o tempo “on” e o tempo “off”, na estrutura e composição de eletrodepósitos de ZnCo obtidos por corrente pulsada. Foi possível observar diferentes morfologias. Eletrodepósitos compactos e sem microporosidades foram obtidos na faixa de frequência entre 20 Hz a 166 Hz (região faradáica) com teor de cobalto na liga entre 0,8 % a 1,1 %. Os resultados foram comparados com eletrodepósitos de ZnCo obtidos por corrente contínua.

Como referenciar
TOMACHUK, CELIA R.; COSTA, ISOLDA. Efeito da corrente pulsada na composição e estrutura da liga ZnCo eletrodepositada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CORROSÃO, 34.; INTERNATIONAL CORROSION MEETING, 5th.; CONGRESO IBEROAMERICANO DE CORROSIÓN Y PROTECCIÓN, 10th.; CONCURSO DE FOTOGRAFIA DE CORROSÃO E DEGRADAÇÃO DE MATERIAIS, 19.; EXPOSIÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DA CORROSÃO, 34, 19-23 de maio, 2014, Fortaleza, CE. Anais... Rio de Janeiro, RJ: Associação Brasileira de Corrosão – ABRACO, 2014. p. 1-11. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32945. Acesso em: 29 Apr 2026.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções