Análise comparativa de índices de classificação de cobertura e uso do solo com aplicação no entorno da Baía de Guanabara

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2023

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 61
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
A classificação da cobertura e uso do solo tem recebido crescente atenção para o planejamento e ordenamento territorial, com imagens de satélite ópticas e de radar empregadas para o reconhecimento do espectro eletromagnético na faixa do visível, infravermelho e micro-ondas. Este estudo de caso propõe-se a identificar o potencial de empregar índices de vegetação, construídos com base em imagens ópticas, para mapear a classificação da cobertura e uso do solo, com o uso dos métodos de classificação supervisionada de distância mínima e máxima verossimilhança para a região metropolitana do Rio de Janeiro, situada no entorno da Baía de Guanabara. Os resultados obtidos permitiram uma melhor compreensão de como os índices espectrais, sobretudo os de vegetação, constituem informação importante para o suporte a métodos de classificação supervisionada da cobertura e uso do solo, possibilitando melhor subsídio para processos de tomada de decisão.

Como referenciar
ANTUNES, JULYANNE M.V.; MELLO NETO, HUDSON de; ROTUNNO FILHO, OTTO C.; RODRIGUES, ELAINE A. Análise comparativa de índices de classificação de cobertura e uso do solo com aplicação no entorno da Baía de Guanabara. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 61, 23-27 de julho, 2023, Piracicaba, SP. Anais... p. 1-5. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/47914. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções