Estudo comparativo dos algoritmos de normalização por combinação de histogramas e de dois passos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2018

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

SIMPOSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATISTICA, 23.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
O uso de técnicas multivariadas em resultados experimentais representa uma crescente responsabilidade sobre o pesquisador, no sentido de entender, avaliar e interpretar os resultados, em especial os mais complexos. Um auxílio nessas tarefas é a compreensão das características básicas dos dados e de suas relações. O ponto de partida na interpretação dos resultados é caracterizar a forma de sua distribuição. Neste trabalho foram estudados dois algoritmos estatísticos: combinação de histogramas e de dois passos. Os estudos foram realizados usando uma base de dados de 161 amostras nas quais foram determinadas as frações de massa de K, La, Lu, Na, U, Yb, CE, Cr, Cs, Eu, Fe, Hf, SC, Tb e Th usando o método de análise por ativação com nêutrons. Os resultados foram comparados usando gráficos de histogramas, de probabilidade normal e o Teste de Shapiro-Wilks. Os resultados mostraram que o algoritmo de dois passos é superior.

Como referenciar
NOGUEIRA, ANDRE L.; MUNITA, CASIMIRO S. Estudo comparativo dos algoritmos de normalização por combinação de histogramas e de dois passos. In: SIMPOSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATISTICA, 23., 23-28 de setembro, 2018, São Pedro, SP. Anais... São Paulo: Associação Brasileira de Estatística, 2018. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29796. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções